sábado, 31 de maio de 2014

Hitler e o Futebol

Por Flavio Renato






Verdade ou não, Hitler realmente era torcedor do Schalke 04, registros indicam que antes do inicio da 2° Guerra Mundial ele e seus adeptos do regime nazista eram fanáticos pelo time do subúrbio industrial de Gelsenkirchen, que amargou a derrota do campeonato em 1933, mas voltou a ser campeão no ano seguinte derrotando o favorito FC Nuremberg da região da Baviera, e isso foi apenas o começo de uma série de vitórias durante o regime nazista, chegando a final em sete dos oitos campeonatos, conquistando 5 títulos.


Na final do campeonato de 1941, o Schalke enfrentou um time da Áustria, que era considerado um adversário muito forte o Rapid Viena e base da seleção Austríaca, que nos  anos 30  era uma das seleções mais fortes da Europa, antes do pais ser anexado a Alemanha, com isso os times da Áustria foram obrigados a disputar a liga Alemã aumentando a rivalidade.

ORapid Viena venceu a copa Alemã em 1938 e outro time austríaco chegaria a final em 1939 o Admira Viena, ficando com o vice campeonato, em 1940 o Rapid Viena chega a final novamente, mas não leva o titulo, esse time cresceu com tempo por sempre estar nas finais.

No ano seguinte, em 1941 numa tarde de Domingo do mês de Junho houve um confronto imperdível para austríacos e alemães, não pela rivalidade do esporte, e sim pela rivalidade regional. Ignorando a origem austríaca de Hitler, a cultura dos  alemães de tradição por fazerem uma divisão entre norte e sul, vigorava a todo vapor, protestantes contra católicos, e prussianos contra austríacos. Os alemães sempre acharam os austríacos inferiores, pois eles achavam os alemães do norte como incultos e arrogantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário