terça-feira, 20 de maio de 2014

Hitler era Austríaco

por Talita Andrade



Embora Hitler tenha sido um grande líder político na Alemanha, ele não era alemão como muitos acreditavam ser. Hitler era austríaco e nasceu na cidade de Braunau am Inn, em 20 de abril de 1889.
Quando pequeno, Adolf morava numa pequena cidade perto de Linz, próxima a fronteira alemã, na época do Império Austro-Húngaro. O seu pai, Alois Hitler, era filho ilegítimo e funcionário da alfândega. Por volta dos quarentas anos, Alois, resolveu modificar o seu sobrenome para Hiedler (nome do seu pai adotivo), porém por um erro do escrivão, em sua certidão ficou nomeado como Hitler.



Os pais de Adolf Hitler eram primos de segundo grau e ambos se conheceram quando o seu pai, trouxe Klara (sua mãe) para a sua casa para tomar conta dos seus filhos, enquanto a sua primeira esposa estava à beira da morte. Após a morte da esposa, Hitler casou-se pela 3ª vez com Klara, e só conseguiu autorização especial da Igreja Católica para realizar esse casamento quando Klara já demonstrava os primeiros sinais de gravidez. Klara teve 6 filhos porém apenas Adolf e a sua irmã mais nova, Paula, sobreviveram à infância.
Adolf era inteligente e mal-humorado. Gostava da vida boemia e por isso foi reprovado duas vezes na escola de Linz. Nesta escola, entrou em contato com um professor antissemita que lhe foi um modelo e o incentivou em seus estudos e leituras.
Adolf era muito ligado a sua mãe e não tinha um bom relacionamento com o pai, que o educava e disciplinava severamente. No seu livro “Mein Kampf”, Adolf refere-se com respeito à figura do pai, porém ambos sempre divergiram em relação a diversos assuntos. Em 1903, Alois Hitler, pai de Adolf, faleceu por apoplexia e 4 anos depois, em 1907, Klara também veio a óbito por cancro, e tal fato teria o afetado severamente.



Fontes:
RISSMANN, M. Hitlers Gott: Vorsehungsglaube und Sendungsbewußtsein des deutschen Diktators. Zürich München: Pendo, pp. 94-96; 2001.
HITLER, A. & FORD,M.(Translator). Mein Kampf. [Camarillo, California]: Elite Minds Inc., 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário