terça-feira, 27 de maio de 2014

O Fotografo de Hitler

por Luiza Duarte


Heinrich Hoffmann é o nome por trás de toda a historia da imagem de Hitler, Hoffman era fotografo oficial de ditador Hitler, tornando-se consequentemente, um dos mais importantes fotógrafos no dentro do histórico das grandes guerras. Este não foi responsável apenas pelas fotos publicitarias oficias do regime nazista, mas também pelas fotografias intimas da vida pessoal de Hitler, totalizando um enorme acervo ,com média de 2,5 milhões de fotografias. 
Nascido em 12 de setembro de 1885, filho de um proprietário de uma loja de produtos fotográficos. Conheceu Hitler quando se alistou para o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores (NSDAP), e logo foi nomeado pelo ditador como seu fotografo pessoal.


Hoffman se tornou amigo intimo de Hitler, e teve papel essencial na construção de sua imagem como um líder, da construção de um mito. Um mito é construído através da repetição de imagens na mídia, da construção de uma história, assim, Hitler foi construído intencionalmente, para constante exposição e divulgação midiática, diante de uma Alemanha em crise, um momento em que o povo encontra-se suscetível a aceitação de uma lenda.


O trabalho do fotógrafo era humaniza-lo e ao mesmo tempo torna-lo uma figura invencível, intocável. Heinrich consegue traduzir todo o ideal da propaganda  nazista em fotos. Suas fotografias eram todas carregadas de simbolismo, e construídas sob o ideal da propaganda nazista, através de técnicas de luz, fotogenia, cenários,  roupas, poses e expressões,  as fotografias expressavam os ideais do nazismo,  tais como o autoritarismo, a expensão militar, e a crença de que o povo ariano eram superiores às outras raças em todos os aspectos.






 A imagem fotográfica  sempre foi um forte meio de influência na comunicação com as massas, uma vez que esta é tomada como reprodução fiel da verdade. Por isso, o grande investimento na imagem do ditador, este foi um dos principais pontos para o desenvolvimento de seu governo.
Adolf fazia experiências com sua própria imagem,  utilizava as fotografias que eram tiradas durante os seus discursos para analisar detalhadamente todos os seus gestos e expressões a fim de melhora-los, em busca de uma oratória impecável. Seus discursos foram ponto chave, essenciais para o seu sucesso politico, por isso sua constante preocupação em  aperfeiçoar, através destas análises ou até mesmo as aulas de dicção.







O Führer pretendia intencionalmente em suas imagens demonstrar:carisma, radicalidade, respeito, emoção, esperança, confiança, medo.  Ai qui estão os primeiros passos dados para a comunicação politica moderna, onde adequam-se técnicas e procedimento de um líder para hipnotizar o seu público.


A “Box Monográfica“ publicada por Hoffman em 1941, considerado um seus trabalhos mais notáveis. 12 revistas, separadas por temas (Hitler e os Jovens, Hitler na Montanha, Hitler na Polónia, Como Hitler construiu a grande Alemanha, Hitler em casa, etc.). este é um exemplo claro da propaganda a serviço do regime, retratando o conceito “Ein Volk,  Ein Reich, ein Führer”  (Um povo, um império, um líder), muito divulgado na Alemanha nazista.  


Pretendia-se com esta publicação mostrar as diferentes faces do Führer, do carisma politico ao homem com coração terno que amava os animais.  observamos   em todas as fotografias a presença de símbolos daquilo que havia de mais germânico, apelando para o sentimentalismo, ao defender da Pátria. Heinrich estava aqui utilizando uma das melhores tecnicas de propaganda até os dias atuais.  Em várias fotografias, observamos sua  estética apurada, seus cabelos rigorosamente penteados, os fatos impolutos, o olhar frio, cativante e enigmático do Führer. Encontra-se então o uso destes símbolos, principalmente através da sugestão e de técnicas psicológicas  com a intenção de alterar e controlar opiniões, ideias, valores e até, incitar acções.





Através dessas e outras coletâneas  Hoffman  nos apresenta uma narrativa do mundo no Terceiro Reich.



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