terça-feira, 27 de maio de 2014

A importância dos meios de comunicação para a disseminação dos ideais nazistas

por Luiza Portela


“Uma mentira dita cem vezes, torna-se verdade” foi com esse pensamento que o Ministro da Propaganda e Cultura, da sociedade alemã no inicio do século XX, Paul Joseph Goebbels disseminou os ideais do ditador Adolph Hitler. Com uma forte e repetitiva propaganda eles visavam influenciar o pensamento do povo alemão, estimulando o anti-semitismo.
Para disseminar a propaganda nazista foram usados meios de comunicação, principalmente o cinema e o rádio. O objetivo era exaltar os militares, apresentavam os ingleses e russos como inimigos do povo alemão e divulgar temas ideológicos.
O rádio foi extremamente importante para os ditadores de esquerda e de direita, pois é um modo de influenciar a massa, um locutor é ouvido por muitos. O radio tem um grande alcance geográfico, chega a toda população. Através do radio os nazistas ficavam sabendo das novas estratégias e escutavam as músicas preferidas de Hitler.
As propagandas chegavam nas casas dos alemães através do radio, mas não conseguiam sintonizar com sinais que viessem de fora. A publicidade massiva visava influenciar principalmente o pensamento dos jovens alemães, para assim eles desejarem servir ao país.
Pela propaganda era disseminado o orgulho nacional. Comoviam a massa mostrando que o povo alemão era superior a todos os outros e que ali era o melhor local para se viver. Hitler era um líder carismático, oferecia ao povo segurança e dias melhores com ilusões demagógicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário