Por Vinícius Corrêa
Uma parte da Reichsautobahn em 1934 (Foto: University of Oregon / Attribution) |
Durante
seu governo, Adolf Hitler utilizou-se de diversas propagandas para exaltar seus
feitos, inclusive aparecendo nas fotos das obras e inaugurações para que todo o
povo alemão pudesse ter conhecimento do futuro que ele estava a construir para
o país. Um deles foi o Reichsautobahn
(Rodovia do Reich), atual A555, parte do programa político-econômico nazista, tendo
como proposta a erradicação do desemprego e permitir a mobilidade urbana.
Porém, o que muitos não sabem, é que esta grande obra não nasceu de uma ideia
do Führer.
A
Autobahn foi uma proposta anterior ao
governo nazista, surgida com a ideia de ser uma "ruas só para carros",
mas que foi duramente criticada pelo Partido Nacional Socialista dos
Trabalhadores Alemães (NSDAP, em alemão) por considerarem uma construção apenas
voltada para a elite capitalista, utilizando-se então de sabotagens para
impedir a construção da rodovia. Em agosto de 1932 foi inaugurada a autoestrada,
ainda no governo conhecido como República de Weimar. No entanto, tal feito não
chegou ao conhecimento do povo.
Quando
Hitler chegou ao poder viu na autoestrada um grande potencial para tornar seu
governo popular e alavancar a economia da Alemanha, que enfrentava uma grande
crise antes dos nazistas se tornarem o governo. As elevadas taxas de desemprego
e de inflação, em parte por conta dos resultados da Primeira Guerra Mundial,
mas, principalmente, como consequência da Crise de 29, permitiram que o NSDAP ganhasse
a confiança do povo. O partido nazista, sob a chancela de Hitler, rebaixou o
status da Autobahn para uma pequena rodovia e forjou a construção de uma
autoestrada, servindo assim de forte instrumento de propaganda política do
governo. O nazismo se apropriava da construção que entraria mais tarde como um
positivo legado do seu governo.
Hitler fingino participar da construção da Autobahn em um filme da propaganda nazista (Foto: Reprodução) |
Inauguração da autoestrada pelo partido nazista - NSDAP (Foto: Picture-Alliance / DPA) |
Mas
com uma economia que não permitia o trabalhador alemão ter renda, um país em
que poucos possuíam carros, do que adiantaria uma larga estrada se o povo não
teria como usá-la? Foi então que Hitler se aproximou da indústria
automobilística, solicitado então um projeto de carro que fosse popular,
econômico e prático para o povo alemão, criando um programa de mobilidade para
todos. Veremos na segunda parte como Hitler desenvolveu a indústria
automobilística e investiu no carro mais popular do mundo.
Trechos do documentários Reichsautobahn
Fonte:
Filme:
A rodovia do Reich (Reichsautobahn, Alemanha, 1985, P&B, 92min - suporte
16mm, legendas em português). Direção: Hartmut Bitomsky.
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