terça-feira, 22 de abril de 2014

Os sobreviventes de Hitler - Parte 1: Eva Schloss

Por Vinícius Corrêa

Eva Schloss

No dia em que faria 15 anos de idade, Eva Schloss e sua família foram presas pela Gestapo, a polícia secreta do Estado Nazista. Chegou a ser levada pelo nazismo para a Auschwitz, o campo de concentração localizado na Polônia, onde ficou por nove meses. Em janeiro de 1945 conseguiu escapar quando tropas soviéticas conquistaram a região, libertando os presos. Ela e sua mãe foram libertadas, mas perdeu seu pai e seu irmão. Em maio de 1945 foi repatriada em Amsterdã, onde passou a infância. Eva nasceu em Viena, na Áustria, em 1929.

Ela é uma das sobreviventes do Holocausto mas passou anos sem que conseguisse falar sobre o assunto, até que resolveu compartilhar seus sentimentos e sua história com a publicação do livro "A História de Eva", lançado em 1988. Sua vida também é relatada em outros dois livros: "Depois de Auschwitz - o Emocionante Relato de Uma Jovem que Sobreviveu ao Holocausto" e "The Promise: The Moving Story of a Family in the Holocaust", este ainda sem publicação em português.

Eva Schloss é também meia-irmã de Anne Frank, uma judia que morreu aos 15 anos no campo de concentração e que ficou famosa após a publicação do seu diário que contava suas experiências na época que sua família era fugitiva da Gestapo.

Geneton Moraes Neto, repórter da Globo News, entrevistou em 2011 Eva Schloss, com 81 anos na época. Veja abaixo a entrevista no programa "Dossiê Globo News":


Nenhum comentário:

Postar um comentário