domingo, 6 de abril de 2014

O legado automobilístico de Hitler – Parte 1

Por Vinícius Corrêa

Uma parte da Reichsautobahn em 1934 (Foto: University of Oregon / Attribution)

Durante seu governo, Adolf Hitler utilizou-se de diversas propagandas para exaltar seus feitos, inclusive aparecendo nas fotos das obras e inaugurações para que todo o povo alemão pudesse ter conhecimento do futuro que ele estava a construir para o país. Um deles foi o Reichsautobahn (Rodovia do Reich), atual A555, parte do programa político-econômico nazista, tendo como proposta a erradicação do desemprego e permitir a mobilidade urbana. Porém, o que muitos não sabem, é que esta grande obra não nasceu de uma ideia do Führer.

A Autobahn foi uma proposta anterior ao governo nazista, surgida com a ideia de ser uma "ruas só para carros", mas que foi duramente criticada pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP, em alemão) por considerarem uma construção apenas voltada para a elite capitalista, utilizando-se então de sabotagens para impedir a construção da rodovia. Em agosto de 1932 foi inaugurada a autoestrada, ainda no governo conhecido como República de Weimar. No entanto, tal feito não chegou ao conhecimento do povo.

Quando Hitler chegou ao poder viu na autoestrada um grande potencial para tornar seu governo popular e alavancar a economia da Alemanha, que enfrentava uma grande crise antes dos nazistas se tornarem o governo. As elevadas taxas de desemprego e de inflação, em parte por conta dos resultados da Primeira Guerra Mundial, mas, principalmente, como consequência da Crise de 29, permitiram que o NSDAP ganhasse a confiança do povo. O partido nazista, sob a chancela de Hitler, rebaixou o status da Autobahn para uma pequena rodovia e forjou a construção de uma autoestrada, servindo assim de forte instrumento de propaganda política do governo. O nazismo se apropriava da construção que entraria mais tarde como um positivo legado do seu governo.

Hitler fingino participar da construção da Autobahn em um filme da propaganda nazista (Foto: Reprodução)
Inauguração da autoestrada pelo partido nazista - NSDAP (Foto: Picture-Alliance / DPA)

Mas com uma economia que não permitia o trabalhador alemão ter renda, um país em que poucos possuíam carros, do que adiantaria uma larga estrada se o povo não teria como usá-la? Foi então que Hitler se aproximou da indústria automobilística, solicitado então um projeto de carro que fosse popular, econômico e prático para o povo alemão, criando um programa de mobilidade para todos. Veremos na segunda parte como Hitler desenvolveu a indústria automobilística e investiu no carro mais popular do mundo.


Trechos do documentários Reichsautobahn


Fonte:

Filme: A rodovia do Reich (Reichsautobahn, Alemanha, 1985, P&B, 92min - suporte 16mm, legendas em português). Direção: Hartmut Bitomsky.

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